Projeto reescrita do Conto Ideia de Canário

REESCRITA DO CONTO IDEIAS DE CANÁRIO DE MACHADO DE ASSIS

TENDO POR BASE O LIVRO ILUSÃO E MENTIRA

DE GODOFREDO DE OLIVEIRA NETO




Ilusão e Mentira

Godofredo de Oliveira Neto,
 Rio de Janeiro: Editora Batel, 1a. edição (2014), 
capa-dura 14.5x21,5 cm., 100 págs., ISBN: 978-85-995-0849-7


   Nesse surpreendente livro encontramos um conto curto curioso : "O galo Adamastor" Ele foi explicitamente inspirado na narrativa de Machado de Assis, o conto "Idéias de canário" (originalmente publicado no livro de contos "Páginas Recolhidas", de 1899).






   O que Godofredo oferece nesse livro é uma reescritura desse conto numa versão contemporânea.
“O Galo Adamastor” se constrói como uma atualização da história machadiana, trocando os personagens animais – de um canário, passa a ser galo –, e trazendo elementos característicos da contemporaneidade. A inserção desses elementos (celulares, selfies, iPads) .


OBJETIVO DESSE PROJETO : CRIAÇÃO DE PASTICHES

Pastiche é definido como obra literária ou artística em que se imita abertamente o estilo de outros escritores, pintores, músicos etc.
 Assim sendo, os alunos deverão tentar reescrever essa história obedecendo aos seguintes parâmetros:

1) Utilizar capítulos curtos;
2) Colocar-se na posição de um narrador que se dirige sempre ao leitor;
3) Usar de bom humor ;
Ideias de canário” é, sem dúvidas, mais um encantador conto de Machado de Assis. Para a época em que foi publicado, ano de 1889 no livro Páginas Recolhidas, ele apresenta uma temática atual, sendo um conto que se encaixa perfeitamente em nosso cotidiano.
A sutileza da crítica de Assis aos cientistas e ao mundo fechado em que vivemos é admirável, sem dúvidas é um conto para fazer alunos refletirem . Outro fato é que a história é um tanto curta, apesar de carregada de significado, deixando o leitor, ao terminar a leitura, com um quê de “quero mais”.
Trata-se da história de um canário e de um ornitologista. O ornitologista pergunta várias vezes ao pássaro “o que é o mundo?” e recebe diferentes respostas, de acordo com as experiências do canário.

Etapas para a Montagem da Reescritura do Conto :

1) Ler para os alunos o conto original de Machado de Assis;

2) Ler, em seguida o conto do livro de Godofredo;

3) Pedir aos alunos que resumam a história de cada conto com suas próprias palavras;

4) Pedir aos alunos para reescreverem o conto com outro animal à escolha deles ;



Vídeo feito para a apresentação do Conto de Machado


5) Fazer um debate com os alunos nos mesmos moldes dos alunos desse vídeo;




6) Apresentar aos alunos vários projetos de releitura desse conto de Machado de Assis ;



7) Outro vídeo de releitura do conto feito por alunos ;





Esclarecer os alunos sobre a origem
e a moral desse conto de Machado de Assis



Este conto foi originalmente publicadas na Gazeta de Notícias, em 1895, e depois incluídas no livro Páginas Recolhidas, em 1899. Nesse texto Machado de Assis faz uma crítica aos ideais do nosso Século XIX, complementando de forma brilhante o ataque que feito na obra-prima que é “O Alienista”, aparecido em 1881 em "A Estação" e recolhido em livro no ano seguinte em Papéis Avulsos.
Esse texto nos mostra a história de um professor e um canário que se encontram em uma loja de Belchior. (Esse nome, Belchior, se deve ao fato de que no século XIX um mascate chamado Belchior ficou conhecido por vender roupas e objetos de segunda mão no Rio de Janeiro. Com o tempo o nome se transformou por corruptela em "Brechó".)
O canário fala com o professor, que curioso com a forma de pensar do canário, o leva até sua casa para estudar o seu  pensamento.
A história mostra a mensagem que nem sempre, sua ideia e visão de mundo e a mesma do seu próximo, bem visível essa idéia nas partes dos diálogos entre o professor e o canário onde os assuntos defendidos pelos dois são radiantes, como exemplo quando o canário discorda que o dono da loja de Belchior seja seu dono, mas sim seu criado.
A ideia do autor é fantástica nos mostrando o que acontece no mundo real e imaginário que ao mesmo tempo parecia tão real, mesmo que o pássaro vivesse em um lugar detestável e cheio de imundices ele era cheio de alegria e a partir do encontro do homem com o pássaro o escritor Machado, mostra questões filosóficas e essências do ser.
Na releitura desse conto deve ficar evidente ao aluno que a concepção de mundo se relaciona com o lugar onde a pessoa vive, quanto mais conhecemos nosso lugar no mundo mais a gente enxerga outras possibilidades de crescer e compreender as coisas ao nosso redor.
Portanto, após a leitura desse conto, acredito que cada aluno-leitor terá a sua visão de acordo com suas conclusões e criticas acerca do que se entende por viver em um mundo cheio de divergências, diferencias e opiniões. E o professor deve incentivá-lo a expressá-las.

PROPOSTA COM O LIVRO DE GODOFREDO  DE OLIVEIRA NETO:


Em dois momentos do conto reescrito pelo escrito, o galo Adamastor emite dois conceitos para a palavra liberdade .

No primeiro, na página 35 do livro ele diz :


"
— Liberdade, dissertou ele, é estar aqui nessa pirâmide, bem tratado e assistido, com comida na hora certa; cantar de manhã ao raiar o sol; ciscar a areia do chão e se preparar para o combate virtual. Nada mais do que cabe à família dos galos, donos do mundo, como eu, Adamastor. O resto é retórica e construção de intelectuais metidos a sabichões. A senhora que dormia na varanda, tendo percebido som de conversa nos fundo da casa, aproximou-se."


No segundo momento, na página 49, o galo emite essa opinião :


" Que liberdade, Santos? Santos, Santos. Ai, ai, ai. Não es-tás melhor. A farmácia da Lili, lá na rua Conselheiro Mafra, vende remédio para a cuca, vai lá, ou procura no site da dro-garia "A megabarateira», é o nome oficial da farmácia. Lili vai te tirar esse ranço e essa amargura, mano, e aprende de uma vez por todas: a liberdade é pular e voar de muro em muro, enfrentar os galos da rua, dormir onde a gente achar melhor. Vai ver o Terno dos Reis lá da praia da Daniela, surfar na Joaquina, pescar em Canasvieiras, sai desse torpor, parceiro. "


Propor ao aluno a leitura dos capítulos 7 a 11 e debater qual a possível causa de mudança de ponto de vista do galo Adamastor.



  



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