Meus Projetos Pedagógicos
Trabalhos Efetuados em Sala de Aula
2) OFICINA LITERÁRIA ANA E A MARGEM DO RIO
MODO DE FAZER
Projeto: Criar uma nova perspectiva para o ensino da Literatura no Ensino Médio
através da leitura do Livro Ana e a margem do rio de Godofredo de Oliveira Neto- Começar o período letivo priorizando a abordagem dos textos literários com um enfoque temático: amor e outros sentimentos, pátria e identidade.
- Selecione obras brasileiras e estrangeiras, em poesia e prosa, que se relacionem com a temática e com os textos teóricos de suporte, independentemente da época em que foram escritas.
- No 2º ano, utilize textos que abordem a temática das sociedades urbana e rural e, a partir do 2º semestre, dê início ao estudo das escolas literárias.
- Dê exercícios para os alunos desenvolverem a própria escrita enquanto criadores de textos literários, tanto em poesia quanto em prosa.
- Crie um blog e estabeleça um rodízio em forma de sorteio para que os alunos elaborem conteúdos online, sejam eles dissertativos ou narrativos.
- Permita que algumas das avaliações sejam feitas com consulta ao livro e ao caderno, mas crie perguntas que valorizem as anotações feitas pelos próprios alunos em classe.
3) Descrição do Projeto Pedagógico Passo-a-Passo
Projeto: Criar uma nova perspectiva para o ensino da Literatura no Ensino Médio
através da leitura do Livro Ana e a margem do rio de Godofredo de Oliveira Neto- Começar o período letivo priorizando a abordagem dos textos literários com um enfoque temático: amor e outros sentimentos, pátria e identidade.
- Selecione obras brasileiras e estrangeiras, em poesia e prosa, que se relacionem com a temática e com os textos teóricos de suporte, independentemente da época em que foram escritas.
- No 2º ano, utilize textos que abordem a temática das sociedades urbana e rural e, a partir do 2º semestre, dê início ao estudo das escolas literárias.
- Dê exercícios para os alunos desenvolverem a própria escrita enquanto criadores de textos literários, tanto em poesia quanto em prosa.
- Crie um blog e estabeleça um rodízio em forma de sorteio para que os alunos elaborem conteúdos online, sejam eles dissertativos ou narrativos.
- Permita que algumas das avaliações sejam feitas com consulta ao livro e ao caderno, mas crie perguntas que valorizem as anotações feitas pelos próprios alunos em classe.
Resumo :
Inserir o aluno no mundo dos mitos,
cultura e lendas indígenas brasileiras. Explicar ao aluno que o livro Ana e a margem do rio aborda,
ainda, a explicação indígena para os mais diferentes fenômenos naturais e
segredos do universo. Demonstrar que o escritor Godofredo de Oliveira
Neto, através da fala hipotética de
animais, explora como a tolerância pode, e deve, coexistir com a diferença.Ao
final, cada grupo de 3 e no máximo 4 alunos criará outro livro enfocando
personagens que fazem parte da história ou destacará algo que chamou sua
atenção durante a roda de leitura do mesmo com a professora.




Comentários
Postar um comentário