Filmes que Impactaram Meus Alunos





Esses filmes foram apresentados ao longo de 2017 no meu colégio e causaram grande impacto nos meus alunos.  Disponibilizo-os aqui também pois podem ser importantes para outros professores.


1 - Pro Dia Nascer Feliz
Enquanto nos colégios de classe alta de São Paulo, jovens sentem a pressão dos últimos exames do ano, no grande Rio, interior de Pernambuco ou na periferia paulista, alunos professores desmotivados faltam às aulas, escolas enfrentam situações precárias e alunos transformam o ambiente escolar no único compromisso social que têm na semana. Neste documentário angustiante, João Jardim ajuda a traçar um retrato obre a situação escolar do país.

Sinopse

As angústias e inquietações do adolescente, e, em especial, a maneira como ele se relaciona com um ambiente fundamental em sua formação: a escola. Filmado em três estados brasileiros com classes sociais distintas, Pro dia nascer feliz desenha um diário de observação do adolescente brasileiro. Professores também expõem seu cotidiano profissional, ajudando a pintar um quadro completo das desigualdades e da violência no país a partir da realidade escolar.
Ficha Técnica: Título Original: Pro Dia Nascer Feliz. Origem: Brasil, 2006. Direção: João Jardim. Roteiro: João Jardim. Produção: Flávio R. Tambellini e João Jardim. Fotografia: Gustavo Hadba. Edição: João Jardim.
Música: Dado Villa-Lobos.




2 - O Diário de Anne Frank








3 - Preciosa



4 - Mãos Talentosas : a História de Ben Carson




5 - O Grande Desafio




6 - Índios do Brasil 1 : Quem são eles ?



Índios no Brasil 2

7 - Índios e Sua Cultura


8 - Índios do Xingu - Tradição e Cultura




9 - Extinção das Línguas Indígenas



10 - Línguas Minorizadas da Amazônia




12 - Línguas indígenas devem ter espaço em todos os níveis de ensino, diz professora



Para a professora Ana Suelly Arruda Câmara Cabral, responsável pelo Laboratório de Línguas da UnB, uma língua morta é irrecuperável, mesmo quando há um trabalho de registro e documentação. Ela afirma, no entanto, que é possível criar uma língua a partir dos dados. “Mesmo que você tenha filmes, situações cotidianas de fala, que tenha muitos textos escritos, vocabulário, como é que vai ressuscitar uma língua? Você pode criar uma nova língua a partir desses dados se a comunidade assim desejar.”


13 - Além da Sala de Aula



Uma professora de primeira viagem com 24 anos de idade supera seus medos e preconceitos iniciais em lecionar para crianças de rua em uma sala de aula improvisada em um abrigo, fazendo grande diferença na vida delas.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ana e a margem do rio na Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Apresentando a Professora

Lições de Vida Para Professores