Projeto Literatura para Sobrevivência da Cultura Indígena
Título: Projeto Literatura para Sobrevivência da Cultura Indígena
Identificação do/a professor/a, do ano
escolar e do livro:
Nome: Camila Ferreira da Silva com a participação da Profª Vera Dias
Escola em que trabalha: Colégio Gustavo Barroso (C.E.G.B.) Município:
RIO DE JANEIRO
Bairro : Belfor Roxo
Componente curricular: LÍNGUA
PORTUGUESA e LITERATURA – 9º ANO
Livro selecionado: Ana
e a margem do rio Data de finalização: 4º BIMESTRE/2017
Resumo do Projeto :
Resumo do Projeto :
· Inserir o aluno no mundo dos mitos, cultura e lendas indígenas brasileiras. Explicar ao aluno que o livro Ana e a margem do rio aborda, ainda, a explicação indígena para os mais diferentes fenômenos
naturais e segredos do universo. Demosntrar que o escritor Godofredo de
Oliveira Neto, através da fala hipotética de animais, explora como a tolerância
pode, e deve,coexistir com a diferença.Ao final, cada grupo de 3
e no máximo 4 alunos criará outro livro enfocando personagens que fazem parte
da história ou destacará algo que chamou sua atenção durante a roda de leitura
do mesmo com a professora.
Objetivos pretendidos com
a atividade proposta:
1. aguçar a curiosidade do aluno sobre
o tema da obra selecionada através de vídeos, documentários, livros,
pesquisas e trabalhos escritos;
2.
estimular o aluno
escrever sobre a própria história (autobiografia);
3.
ler com a classe
as lendas contadas
no livro (Roda de Leitura)
;
4.
criar em torno
da história do personagem principal;
5.
observar como é feita a narração e verificar se o narrador é onisciente ou não;
6. renomear os capítulos do romance, procurando criar títulos que tenham uma dupla
função: informar e despertar o interesse do aluno-leitor;
7.
perceber a crítica
social contida no romance através
da personagem Ana;
8. incitar a reflexão
e desenvolver a capacidade de dissertação e argumentação a cerca da realidade (social
, cultural e política) do personagem e da realidade (social, cultural e política) do aluno-leitor;
9. provocar o aluno a tomar posição
diante de questões
essenciais da vida,
a praticar o execício da liberdade de pensamento e de expressão (oral e escrita)
a fim de intervir no lugar onde vive;
10. fomentar o aluno
a pesquisar em jornais, revistas, livros, filmes, sites
etc. , enfim, tudo que se refere a cultura
indígena ;
11. formar grupos
de debates sobre
a história do livro;
12.
planejar a reescritura do livro a partir do material pesquisado, da conclusão dos debates,
13.
das fotografias e dos projetos (social, cultural e político) que permearão o texto;
14. organizar os alunos
em grupos para
escritura de pequenos contos com base
na reescrita das lendas
contadas no livro,
conforme as imagens
e os temas que serão
abordados;
15. produzir a primeira versão do novo livro;
16.
ler, refletir sobre
o escrito, propor
modificações e reescrever;
17. ler e reescrever os microcontos, conforme
sugestões de mudanças
propostas pelos envol vidos, com a orientação direta da professora;
18. fazer revisão
geral – professora;
19.
convidar um/a professor/a para escrever o prefácio;
20. discutir a produção
gráfica da capa da reescritura (fotografia, desenho, cor,
fonte do título etc.);
21. confeccionar a capa, conforme
decisão dos envolvidos;
22.
aprovar ou refazer
a capa;
23.
Montagem final do livro;
24.
Lançamento do
livro;
25.
montagem final do livro;
26.
lançamento do livro para a turma conduzido
pelo professor;
Descrição da atividade:
A nossa
atividade principal é a reescritura do livro Ana
e a margem do rio de com
cada grupo de três ou quatro
alunos lendo cada capítulo do livro.
Depois que todos os alunos lerem o romance
na íntegra junto
com o professor numa roda de
leitura nos dias designados para
isso, a turma
começará um processo de reflexão a respeito do tema do livro e do ato de reescritura de uma obra
. Ou sejaserá proposta algumas
atividades que ajudarão o leitor-escritor a aprofundar sua compreensão da obra, sugerindo também, outras possibilidades de contar a história, de recriá-la ao seu modo,
em outro lugar,
com um sentimento novo e ampliado
por outras leituras
e linguagens.
Abaixo, indicaremos passo-a-passo as ações a serem
realizadas:
· fazer uma roda
de leitura para
que os alunos
possam acompanhar a leitura do romance feita pela professora;
· Apresentar vídeos sobre
cultura indígena (“Índios
Munduruku: Tecendo a Resistência”, “India,
a Filha do Sol”, Tainá, Uma
Aventura na Amazônia 1 e 2 );
· dividir a turma em três grupos. Cada um deles será responsável por uma parte do romance.
· reunir os grupos a fim de debater os projetos da obra e para traçar
a trajetória, por
imagens e temas, da reescritura, que terá o nome Projeto para
Sobrevivência da Cultura
da Tribo Nauá planejar a reescritura do livro a partir do material pesquisado, da conclusão dos debates,
das fotografias (tiradas ou copiadas) e dos projetos (social, cultural e político) que permearão o novo
texto;
· organizar os alunos
em grupos para
escritura dos microcontos, conforme as imagens
e os temas que serão abordados;
·
produzir a primeira
versão do livro;
·
ler, refletir sobre o escrito,
propor modificações e reescrever;
· ler e reescrever os capítulos do livro, conforme
sugestões de mudanças
propostas pelos envolvidos;
·
fazer revisão geral – tarefa
da professora orientadora;
·
convidar um/a professor/a para escrever o prefácio;
· discutir a produção gráfica
da capa do livro escrito
pela professora e pelos alunos
(contos, fotografias, desenhos, cor, fonte etc.);
·
confeccionar
a capa, conforme decisão dos envolvidos;
·
aprovar ou refazer
a capa;
· montagem
final do livro;
·
confecção de cartazes informativos sobre o dia e o local do lançamento do livro;
· lançamento do livro
produzidos pelos alunos
na Escola Municipal Pereira Passos.
Descreva o que é a atividade e como ela será realizada. Observe se é o caso
de indicar o passo-a-passo das ações a serem realizadas.
Espaço físico onde deve ou pode
ser realizada a atividade:
· Será usado a sala de aula e o auditório do C.E.G.B. para lançamento do livro.
Indique local e, se necessário, suas condições.
Material necessário:
· Livro (Ana e a Margem
do Rio) em cópias impressas e/ou xercoadas pela professora para
todos os alunos do 9º ano,
papel A4, cartolina, tinta, pincel, pilor,
lápis, caneta, cola,
tesoura, livro, revista, jornal, computador, impressora (da professora emprestada ao colégio) , TV, DVD, mesa,
cadeira etc.
Por exemplo, papel,tesoura,
cartolina,etc.
Meio de comunicação a ser utilizado, caso
necessário:
·
mural da escola.
Por exemplo, livro,mural, jornal, projetor, TV, vídeo, DVD,computador etc. Cadernos do CNLF,
Vol. XVI, No 03 – Livro de Minicursos e Oficinas
Tempo necessário à realização da atividade (aproximadamente: 1 ano letivo
– no nosso caso, tentaremos fazer em 2 bimestres):
· apresentação dos vídeos selecionados pela professora sobre
Cultura Indígena ;
· escolha do título do novo livro: 15 dias;
· leitura do romance original: 15 dias;
· debate entre
os grupos do enredo do romance original: 15 dias;
·
planejamento
das atividades a serem desenvolvidas: 15 dias;
· debates a cerca
da reescritura do romance enfocando o trecho ou os personagens do livro original
: 15 dias;
· releitura do romance Ana e a margem do rio : 15 dias;
·
execução do projeto
de reescritura: 30 dias;
· revisão e reescritura do livro: 15 dias;
·
releitura do romance
de origem e da reescritura: 30 dias;
· revisão e reescrita do novo livro:
15 dias;
· elaboração da capa do livro: 10 dias;
· escritura do prefácio: 15 dias;
· confecção de cartazes informativos do lançamento do romance: 05 dias;
·
lançamento do novo livro com título e tema escolhido por cada grupo
de alunos: 04 horas.
OBSERVAÇÃO:
o cronograma para desenvolvimento
das atividades deve ser adaptado de acordo com as necessidades do professor e dos alunos.
Indique em horas e/ou em número de dias ou semanas.
Número ideal de participantes por turno: 25 alunos (grupo
de 3 e no máximo 4 alunos) Descrição dos/as participantes:
· alunos/as;
· professores;
·
coordenação e direção
da escola;
· convidados externo
à escola: a cargo da direção.
OBSERVAÇÃO: cada professor poderá
fazer as modificações que julgar necessárias para a divulgação
do trabalho final.
Avaliação levará em conta os seguintes critérios :
1. participação;
2. desempenho: estrutura, coerência, coesão e adequação vocabular;
3. autoavaliação;
4. avaliação
da professora;
5. média
dos itens acima.
OBSERVAÇÃO: essa avaliação poderá
ser modificada em função da decisão dos envolvidosno
projeto, direto ou indiretamente.
Outras
informações pertinentes:
Esse
projeto poderá ser usado como
modelo para reescritura de outros livros,
inclusive para o Ensino Fundamental I e o Ensino
Médio. Para tanto,
é importante selecionar a obra adequada ao ano escolar do aluno e que o livro seja de domínio
público.
PRODUTOS FINAIS ALCANÇADOS QUE FORAM
ALCANÇADOS NESSE PROJETO: CRIAÇÃO
DE LIVROS PARA CADA GRUPO DE ALUNOS
1)
Autobiografias dos Alunos
do C.E.G.B. ; (Todos os 25 alunos)
2)
Lendas e Costumes do Povo Nauá;
(Ricardo. Roberto , Jamire)
3)
Índio no Brasil
: Luta pela Sobrevivência; (Paulo,
Laís, Alberto)
4)
Resistência e Sobrevivência da Cultura Nauá;
(Felipe, Cristina, Simone)
5)
Ana : Uma ìndia
Nauá e Sua História ; (Mario, Karine,
Denílson)
6)
Indios Brasileiros e Suas Lendas
(Roberto Neves, Jurema,
Cássia)
7)
A História de Três Amigos
Indios (Diego, José Renato, André)
8)
As Histórias do Jacaré João e da Jibóia Maria
(Pedro, Maria Regina,
Sandra)
9)
Uma Aventura
em Xapuri (Taís,
Carolina, Tiago, Gilberto)



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