Projeto Literatura para Sobrevivência da Cultura Indígena












Título: Projeto Literatura para Sobrevivência da Cultura  Indígena 
Identificação do/a professor/a, do ano escolar e do livro:

Nome: Camila Ferreira da Silva com a participação da Profª Vera Dias Escola em que trabalha: Colégio Gustavo Barroso (C.E.G.B.) Município: RIO DE JANEIRO Bairro : Belfor Roxo
Componente curricular: LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURA – 9º ANO
Livro selecionado: Ana e a margem do rio Data de finalização: BIMESTRE/2017
  Resumo do Projeto :
·   Inserir o aluno no mundo dos mitos, cultura e lendas indígenas brasileiras. Explicar ao aluno que o livro Ana e a margem do rio aborda, ainda, a explicação indígena para os mais diferentes fenômenos naturais e segredos do universo. Demosntrar que o escritor Godofredo de Oliveira Neto, através da fala hipotética de animais, explora como a tolerância pode, e deve,coexistir com a diferença.Ao final, cada grupo de 3 e no máximo 4 alunos criará outro livro enfocando personagens que fazem parte da história ou destacará algo que chamou sua atenção durante a roda de leitura do mesmo com a professora.


Objetivos pretendidos com a atividade proposta:


1.      aguçar a curiosidade do aluno sobre o tema da obra selecionada através de vídeos, documentários, livros, pesquisas e trabalhos escritos;
2.      estimular o aluno escrever sobre a própria história (autobiografia);
3.       ler com a classe as lendas contadas no livro (Roda de Leitura) ;
4.      criar em torno da história do personagem principal;
5.      observar como é feita a narração e verificar se o narrador é onisciente ou não;
6.      renomear os capítulos do romance, procurando criar títulos que tenham uma dupla função: informar e despertar o interesse do aluno-leitor;
7.       perceber a crítica social contida no romance através da personagem Ana;
8.      incitar a reflexão e desenvolver a capacidade de dissertação e argumentação a cerca da realidade (social , cultural e política) do personagem e da realidade (social, cultural e política) do aluno-leitor;
9.      provocar o aluno a tomar posição diante de questões essenciais da vida, a praticar o execício da liberdade de pensamento e de expressão (oral e escrita) a fim de intervir no lugar onde vive;
10.  fomentar o aluno a pesquisar em jornais, revistas, livros, filmes, sites etc. , enfim, tudo que se refere a cultura indígena ;
11.   formar grupos de debates sobre a história do livro;
12.  planejar a reescritura do livro a partir do material pesquisado, da conclusão dos debates,
13.  das fotografias e dos projetos (social, cultural e político) que permearão o texto;
14.  organizar os alunos em grupos para escritura de pequenos contos com base na reescrita das lendas contadas no livro, conforme as imagens e os temas que serão abordados;
15.  produzir a primeira versão do novo livro;
16.  ler, refletir sobre o escrito, propor modificações e reescrever;
17.  ler e reescrever os microcontos, conforme sugestões de mudanças propostas pelos envol vidos, com a orientação direta da professora;
18.  fazer revisão geral professora;
19.    convidar um/a professor/a para escrever o prefácio;
20.  discutir a produção gráfica da capa da reescritura (fotografia, desenho, cor, fonte do título etc.);
21.  confeccionar a capa, conforme decisão dos envolvidos;
22.    aprovar ou refazer a capa;
23.  Montagem final do livro;
24.  Lançamento do livro;
25.  montagem final do livro;
26.  lançamento do livro para a turma conduzido pelo professor;


Descrição da atividade:

A nossa atividade principal é a reescritura do livro Ana e a margem do rio de com cada grupo de três ou quatro alunos lendo cada capítulo do livro.
Depois que todos os alunos lerem o romance na íntegra junto com o professor numa roda de leitura nos dias designados para isso, a turma começará um processo de reflexão a respeito do tema do livro e do ato de reescritura de uma obra . Ou sejaserá proposta algumas atividades que ajudarão o leitor-escritor a aprofundar sua compreensão da obra, sugerindo também, outras possibilidades de contar a história, de recriá-la ao seu modo, em outro lugar, com um sentimento novo e ampliado por outras leituras e linguagens.
Abaixo, indicaremos passo-a-passo as ações a serem realizadas:

· fazer uma roda de leitura para que os alunos possam acompanhar a leitura do romance feita pela professora;

· Apresentar vídeos sobre cultura indígena (“Índios Munduruku: Tecendo a Resistência”, “India, a Filha do Sol”, Tainá, Uma Aventura na Amazônia 1 e 2 );

· dividir a turma em três grupos. Cada um deles será responsável por uma parte do romance.
· reunir os grupos a fim de debater os projetos da obra e para traçar a trajetória, por imagens e temas, da reescritura, que terá o nome Projeto para Sobrevivência da Cultura da Tribo Nauá planejar a reescritura do livro a partir do material pesquisado, da conclusão dos debates, das fotografias (tiradas ou copiadas) e dos projetos (social, cultural e político) que permearão o novo texto;
· organizar os alunos em grupos para escritura dos microcontos, conforme as imagens e os temas que serão abordados;
· produzir a primeira versão do livro;
· ler, refletir sobre o escrito, propor modificações e reescrever;

·   ler e reescrever os capítulos do livro, conforme sugestões de mudanças propostas pelos envolvidos;
· fazer revisão geral tarefa da professora orientadora;
· convidar um/a professor/a para escrever o prefácio;

·  discutir a produção gráfica da capa do livro escrito pela professora e pelos alunos (contos, fotografias, desenhos, cor, fonte etc.);
· confeccionar a capa, conforme decisão dos envolvidos;
· aprovar ou refazer a capa;

· montagem final do livro;
· confecção de cartazes informativos sobre o dia e o local do lançamento do livro;

· lançamento do livro produzidos pelos alunos na Escola Municipal Pereira Passos.
Descreva o que é a atividade e como ela será realizada. Observe se é o caso de indicar o passo-a-passo das ações a serem realizadas.
Espaço físico onde deve ou pode ser realizada a atividade:

· Será usado a sala de aula e o auditório do C.E.G.B. para lançamento do livro. Indique local e, se necessário, suas condições.
Material necessário:

· Livro (Ana e a Margem do Rio) em cópias impressas e/ou xercoadas pela professora para todos os alunos do ano, papel A4, cartolina, tinta, pincel, pilor, lápis, caneta, cola, tesoura, livro, revista, jornal, computador, impressora (da professora emprestada ao colégio) , TV, DVD, mesa, cadeira etc.
Por exemplo, papel,tesoura, cartolina,etc.
Meio de comunicação a ser utilizado, caso necessário:
· mural da escola.


Por exemplo, livro,mural, jornal, projetor, TV, vídeo, DVD,computador etc. Cadernos do CNLF, Vol. XVI, No 03 Livro de Minicursos e Oficinas
Tempo necessário à realização da atividade (aproximadamente: 1 ano letivo no nosso caso, tentaremos fazer em 2 bimestres):
· apresentação dos vídeos selecionados pela professora sobre Cultura Indígena ;
· escolha do título do novo livro: 15 dias;
· leitura do romance original: 15 dias;
· debate entre os grupos do enredo do romance original: 15 dias;

· planejamento das atividades a serem desenvolvidas: 15 dias;
· debates a cerca da reescritura do romance enfocando o trecho ou os personagens do livro original : 15 dias;
· releitura do romance Ana e a margem do rio : 15 dias;

· execução do projeto de reescritura: 30 dias;
· revisão e reescritura do livro: 15 dias;

· releitura do romance de origem e da reescritura: 30 dias;
· revisão e reescrita do novo livro: 15 dias;

· elaboração da capa do livro: 10 dias;
· escritura do prefácio: 15 dias;
· confecção de cartazes informativos do lançamento do romance: 05 dias;

· lançamento do novo livro com título e tema escolhido por cada grupo de alunos: 04 horas.
OBSERVAÇÃO: o cronograma para desenvolvimento das atividades deve ser adaptado de acordo com as necessidades do professor e dos alunos. Indique em horas e/ou em número de dias ou semanas.
Número ideal de participantes por turno: 25 alunos (grupo de 3 e no máximo 4 alunos) Descrição dos/as participantes:
· alunos/as;
· professores;

· coordenação e direção da escola;
· convidados externo à escola: a cargo da direção.

OBSERVAÇÃO: cada professor poderá fazer as modificações que julgar necessárias para a divulgação do trabalho final.


Avaliação levará em conta os seguintes critérios :

1.  participação;
2.  desempenho: estrutura, coerência, coesão e adequação vocabular;

3.  autoavaliação;
4.  avaliação da professora;

5.  média dos itens acima.
OBSERVAÇÃO: essa avaliação poderá ser modificada em função da decisão dos envolvidosno projeto, direto ou indiretamente.
Outras  informações pertinentes:

Esse projeto poderá ser usado como modelo para reescritura de outros livros, inclusive para o Ensino Fundamental I e o Ensino Médio. Para tanto, é importante selecionar a obra adequada ao ano escolar do aluno e que o livro seja de domínio público.


PRODUTOS FINAIS ALCANÇADOS QUE FORAM ALCANÇADOS NESSE PROJETO: CRIAÇÃO DE LIVROS PARA CADA GRUPO DE ALUNOS


1)        Autobiografias dos Alunos do C.E.G.B. ; (Todos os 25 alunos)
2)       Lendas e Costumes do Povo Nauá; (Ricardo. Roberto , Jamire)
3)       Índio no Brasil : Luta pela Sobrevivência; (Paulo, Laís, Alberto)
4)       Resistência e Sobrevivência da Cultura Nauá; (Felipe, Cristina, Simone)
5)       Ana : Uma ìndia Nauá e Sua História ; (Mario, Karine, Denílson)
6)       Indios Brasileiros e Suas Lendas (Roberto Neves, Jurema, Cássia)
7)       A História de Três Amigos Indios (Diego, José Renato, André)
8)       As Histórias do Jacaré João e da Jibóia Maria (Pedro, Maria Regina, Sandra)
9)       Uma Aventura em Xapuri (Taís, Carolina, Tiago, Gilberto)

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