Projetos Inovadores
LIÇÕES E DICAS DE GRANDES PROFESSORES
MUNDO A FORA PARA IMITAR
MUNDO A FORA PARA IMITAR
1) PROJETO FAIXA AZUL DE RECONHECIMENTO
Palestra de Erin Gruwell
l
Fundação Escritores da Liberdade criada por Erin
3) Escolas do Século XXI de Prova Final
A verdade é que as escolas não acompanharam as mudanças dos seus alunos como seres individuais e coletivos, sempre proporcionando uma educação pronta e acabada(sem espaço para discussões e indagações dos assuntos abordados em sala de aula). É isso que se baseia essa palestra.
Há 30 anos à frente de uma instituição de ensino de vanguarda carioca, a pedagoga, filósofa, cientista social, bióloga e bacharel em Letras Patrícia Lins e Silva não se cansa de aprender. Mas a escola que conhecemos hoje - igual à do século XIX, aliás - é, segundo ela, letra morta. Os impactos do avanço tecnológico nos próximos 30 anos serão ainda mais radicais e, portanto, o desafio de gerações de nativos digitais, ou F5 (Full Time, Feed, Foco, Filtro e Flexibilidade), é conjugar o verbo aprender num tempo em que o conhecimento não será medido pelo volume de informações acumuladas, mas pela capacidade de inovar para realizar. A nova “prova dos nove”, digamos assim, é outra: saber solucionar problemas complexos, de forma criativa e multidisciplinar. Conteúdos estratégicos para o futuro são chave para a alfabetização científica, mas duas matérias devem permanecer obrigatórias: a ética e a lógica. “O pensamento matemático nos ensina a recortar os problemas, de forma que crianças e jovens se tornem capazes de resolvê-los por partes”, diz.
Patrícia Konder Lins e Silva nasceu no fim da segunda guerra mundial, numa casa efervescente de ideais pacifistas. Aprendeu cedo que o maior divertimento é o conhecimento. Faz parte da geração que, no século XX, sonhou em transformar o mundo num lugar justo, onde ninguém seria oprimido, nem passaria fome e sede, e nem careceria de afeto. Curiosa, cursou cinco faculdades: Ciências Sociais, Biologia, Letras, Filosofia e Pedagogia. Atribui o único diploma em Pedagogia à realização do desejo de estudar assuntos de todas as áreas. Marcada pelas utopias durante os anos de formação, assiste com interesse e entusiasmo ao desenvolvimento das tecnologias digitais. Com três filhos e três netos tem motivos de sobra para (pre)ocupar-se com a preparação das gerações mais jovens para uma nova era, para um mundo transformado radicalmente. Há 30 anos se dedica à Escola Parque, que considera o lugar mais gratificante do mundo, onde realizou muito do que pensa sobre educação.
4) Tendências da Educação Contemporânea
A necessidade de mudança e de inovação no sistema educacional brasileiro (principalmente o público), é um tema pertinente e muito discutido em cursos, palestras e seminários sobre Educação Brasil à fora. Acredito sim, que para se alcançar melhores desempenhos e resultados na sala de aula, é indiscutível a busca de alternativas e estratégias aliadas ao processo de ensino-aprendizagem. Muito bem colocadas as tendências apresentadas no vídeo. Uma delas a ESCOLA + VIDA, trata de uma estratégia que além de ser barata, pode conquistar a atenção do educando. O conhecimento adquirido dentro da escola não pode está isolado do cotidiano do aluno fora do âmbito escolar. Uma boa escola não prepara o aluno apenas para receber um diploma, ela o prepara para a vida.
Michelle fala sobre cursos baseados em “experience education”, que vão além do conhecimento técnico e passam por toda experiência da educação como instrumento para vida contemporânea.
Diretora da Perestroika Porto Alegre e sócia da Scholé, uma iniciativa da Perestroika focada em disseminar novas práticas e formas de educar. Michelle é graduada em comunicação pela PUC-RS, já trabalhou como gestora de contas em grandes agências de publicidade. Profissional multitask, tem experiência nas áreas de marketing, treinamento de equipes, comercial, atuando também como palestrante. Foi saindo da zona de conforto que ela descobriu o que realmente ama: a educação.
5) O Que a Escola Não Ensina
6) O Papel da Educação é Transformar
7) Pensar Utopicamente a Educação
8) E se a Educação Fosse Personalizada
Educador, fundador de uma escola de autoconhecimento (a Órbita), palhaço por hobbie e empreendedor social (Engenheiros da Alegria). Hoje é coordenador de cursos da Perestroika, uma escola de atividades criativas. E fundador do Dojo, uma metodologia vivencial de aprendizagem livre. Seu propósito é ajudar coletivos a aprenderem a aprender, em sintonia com as mudanças do mundo.
9) O Desbravador
Nem sempre o sucesso na vida está onde pensamos que está.
11) A Escola que os Jovens QueremDados da pesquisa 'Nossa Escola em (Re)Construção', do site porvir.org ouviu 132 mil jovens brasileiros, mostram como as inovações são um caminho para se chegar à escola dos sonhos.
11) Quebrando o Tabu - Rose é professora na periferia de Teresina, e com uma ideia simples e bastante disposição ela REVOLUCIONOU a escola e a vida dos alunos. Ela criou o projeto "Arte na Praça" e seus alunos passaram a vender as telas de pintura que eles próprios fabricavam.
Comentários
Postar um comentário